terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sabedoria

Sabedoria

A palavra sabedoria deriva da palavra grega, (Sofia) "sofía" é o que detem o “sábio” (em grego, Sofos "sofós"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, Filosofia "amor à sabedoria" (filos/sofia).

No Minidicionario Aurélio a palavra sabedoria significa:

  1. Grande conhecimento; saber, erudição.
  2. Qualidade de sábio.
  3. Prudencia, sensatez

No minidicioanrio Ruth Rocha vai acrescentar:

  1. Qualidade de sabedor; grande soma de conhecimentos.
  2. Experiencia da vida; juízo.

A sabedoria pode-se dividir em três campos totalmente distintos, a saber, a sabedoria secular, sabedoria humana voltada para Deus e por último a sabedoria divina.

Vejamos em particular onde cada uma atua.

Sabedoria secular:

A sabedoria secular atua no campo da educação social, é o desenvolvimento de cada ciência que se evoluiu na critica do conhecimento cientifico. A ciência tem algumas ramificações, a principio ela surge do latim (scire) e significa conhecimento ou sabedoria. Uma pessoa quando detém alguma informação ou está ciente é relacionada a algum aspecto da realidade. Distinguem-se dois tipos de conhecimento, um por estado de consciência que leva a reagir e outro nos sentido objetivo de problemas com teorias e argumentos. A sabedoria secular pode ser vista como a evolução da ciência que atua no empirismo (experiência prática). O conhecimento cientifico surge no século XVIII. Antes do modernismo não existia a separação entre filosofia e ciência. A relação entre ciência, filosofia e arte nunca deixou de existir estão sempre discutindo as possibilidades da felicidade humana. Os tipos de conhecimento giram em torno do conhecimento popular, filosófico e cientifico, sendo cada uma delas direcionadas por uma causa própria.

O conhecimento popular chamado senso comum é baseada em experiências superficial e acrítico que leva um conhecimento independente de estudos e pesquisas.

O conhecimento Filosófico é fruto do raciocínio e da reflexão humana gerado pelo conhecimento especulativo sobre fenômenos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, sempre procura do que é mais geral, interessando-se pela formulação de uma concepção unificada. Procura responder as grandes indagações do espírito humano e até as leis universais. É conhecida como ciência-mãe porque dela se originaram outras ciências independentes, utilizando-se da razão humana.

Conhecimento cientifico se distingue dos demais tipos de conhecimento, porque oferece a verificação do fato pesquisado. A ciência se preocupa em estabelecer as propriedades e os padrões, para construir as generalizações ou as leis. As disciplinas cientificas tem surgido das preocupações praticas da vida cotidiana, como a geometria dos problemas de medição, a mecânica de problemas apresentados pelas artes arquitetônicas, a biologia dos problemas humanos.

A sabedoria como ciência se desenvolve em três ramos: exatas, humanas e mistas.

  1. Ciências exatas

    As ciências exatas são ciências que tem como princípio básico a Matemática. São elas:

    • Matemática
    • Física
    • Química
    • Estatística
    • Desenho Técnico
    • Astronomia
    • Geologia e Mineralogia
    • Biologia
    • Medicina
    • Farmacologia
    • Odontologia
    • Medicina Alternativa
    • Enfermagem

  2. Ciências humanas

    As ciências humanas são as disciplinas que tratam dos aspectos do homem como indivíduo e como ser social. São elas:

    • Filosofia
    • Sociologia
    • Política
    • Direito
    • História Geral
    • Antropologia
    • Arqueologia
    • Contabilidade
    • Educação
    • Crítica Literária
    • Folclore
    • Lingüística
    • Economia

  3. Mistas

    As mistas atuam nas duas áreas da ciência tanto humanas como exatas: São elas:

    • Ecologia
    • Zoologia
    • Botânica
    • Informática
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Aviação
    • Automobilismo
    • Motociclismo
    • Administração
    • Psicologia e Psicanálise
    • Comunicação
    • Marketing

Sabedoria humana voltada para Deus:

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. No Antigo testamento a classe dos escribas foi a primeira a cultivar a sabedoria, era uma sabedoria que consistia em saber como agir. A sabedoria de José foi governar e a sabedoria de Salomão foi de Julgar (Gn 41 e Rs 3). Consistia também na observância da lei (Eclo 38). No Novo Testamento o significado de “sábio” e “sabedoria” é influenciado não somente pelo fundo literário do Antigo Testamento, mas também pelos termos sophos e Sophia da filosofia grega. Isso aparece sobretudo em Paulo. A verdadeira sabedoria cristã é Cristo, e Cristo pregado na cruz (1Cor 1, 18.22;2, 2). Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-á dada. (Tg 1, 5). Feliz do homem que encontrou a sabedoria, daquele que adquiriu a inteligência, porque mais vale este lucro que o da prata, e o fruto que se obtém é melhor que o fino ouro. (Prov. 3:13-14). A sabedoria humana voltada para Deus ou seja a sabedoria cristã se desenvolve ao longo da era cristã a começar com Apostolo Paulo. Paulo ao longo dos seus escritos apresenta uma teologia alicerçada em Jesus Cristo ao qual ele tinha uma esperiencia mistica, sem abandonar seu conhecimento rabinico farisaico apresenta Jesus como verdadeira sabedoria sem a procura da retorica e da oratoria. Ao longo dos séculos foi desenvolvida a teologia nos passos da vida Igreja juntos com os santos como Santo Agostinho, São Tomas de Aquino e outros santos. Teologia cristã pode ser definida como as verdades fundamentais da Bíblia e de outras fontes reconhecidas como divinamente inspiradas apresentadas de forma sistemática; ou ainda, a filosofia que trata do nosso conhecimento de Deus e do relacionamento dele com o homem, compreendendo assim tudo quanto se relaciona a Deus, a Bíblia e os propósitos divinos.

A teologia se divide básicamente em quatro grandes seções:

Encontra-se expressa, basicamente, em quatro grandes seções: teologia sistemática, teologia bíblica/teologia exegética, teologia prática e teologia histórica. Os teólogos cristãos usam da exegese bíblica, a análise racional e argumentos para entender, explicar, testar, criticar e defender o Cristianismo.

  • A teologia exegética, usando a técnica da exegese, analisa profundamente a Bíblia, cujos princípios de interpretação são estudados pela hermenêutica bíblica.
  • A teologia bíblica usa e organiza os resultados da teologia exegética e estuda também a evolução e o desenrolar da Revelação progressiva de Deus à humanidade, passando obviamente pelo Antigo Testamento e Novo Testamento.
  • Com o encontro e o conhecimento das verdades reveladas na Bíblia e, no caso católico, em outras fontes válidas da Tradição, toda essa verdade bíblica é estudada, refletida, debatida, explicada e posteriormente reunida num grande sistema explicativo unificado. Esse trabalho é reservado à teologia sistemática.
  • As verdades, os princípios e os dogmas explicados e estudados pela teologia sistemática iriam ser depois defendidos pela Apologética perante a sociedade, as heresias, os ateus e as outras religiões.
  • Depois do estudo puramente teórico, a teologia prática pretende aplicar as conclusões teológicas ao quotidiano e também estudar o modo como a Igreja comunica a sua fé e as suas verdades, bem como as variadas ações de santificação ou de outra natureza da Igreja no mundo. Neste contexto, a teologia moral tem simultaneamente aspectos sistemáticos e práticos.
  • Finalmente, a evolução da teologia ao longo dos tempos e a História do Cristianismo são estudadas pela teologia histórica, que dá especial destaque à recepção e compreensão das verdades reveladas e à evolução na formulação da doutrina ao longo da História. Esta teologia estuda também, como por exemplo, a Patrística, a Escolástica e outras correntes e movimentos teológicos.
  • Além destas disciplinas e sua sub-disciplinas, que podem ser classificados e ordenados de maneira diferente em relação à lista supra-mencionada, existem muitas outras dentro da tão diversa teologia.

Sabedoria divina:

Sabedoria divina é a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes. A sabedoria divina pode ser vista como a sabedoria humana voltada para Deus pois no ato de governar e julgar como é o caso do Santo Padre o papa, que por suscessão apostólica recebe divinamente o Espírito Santo podendo experimentar ele e a Igreja das Riquezas insondaveis de Cristo.

Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados (1cor 2,6). Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para a nossa glória (1cor 2,7). Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu (pois se a houvessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória). (1cor2,8). Esta é a sabedoria de Deus, que para o mundo é loucura e que confunde a sabedoria do mundo. Cristo é a sabedoria de Deus!

Ass: Ivan Messias Maria Spes nossa, Sede Sapientiae. Ora pro nobis!

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