domingo, 22 de janeiro de 2012

III Domingo depois da Epifania

Dominica III. post Epiphaniam


2ª classe - Paramentos verdes


Introitus - Adorate Deum - Sl. 96, 7-8

Adorate Deum, omnes Angeli ejus: audívit, et laetáta est Sion: et exsultavérunt fíliae Judae. Dóminus regnávit, exsúltet terra: laeténtur ínsulae multae. ℣. Glória Patri.
Adorai a Deus, todos os seus Anjos. Sião ouve e se alegra. Exultarão as filhas de Judá. O Senhor reinou, exulte a terra e alegrem-se as muitas ilhas. ℣. Glória ao Pai.

Oratio (Coleta)

Omnípotens sempitérne Deus, infirmitátem nostram propítius réspice: atque, ad protegéndum nos, dexteram tuae majestátis exténde. Per Dominum.
Senhor eterno e onipotente, tende piedade da nossa fraqueza e estendei-nos para nos proteger a destra da vossa majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Romanos 12, 16 - 21)
Léctio Epístolæ B. Pauli Apóstoli ad Romános

Meus irmãos: Não queirais ser sábios aos vossos olhos. Não torneis mal por mal a ninguém, procurando fazer bem, não só diante de Deus, mas também diante dos homens. Se é possível, tanto quanto depende de vós, tende paz com todos os homens. Não tireis vingança pessoal, ó caríssimos, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: a mim pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tem fome dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de comer; porque fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
R. Deo Grátias.

Gradual - Timébunt gentes - Sl. 101, 16-17

Timébunt gentes nomen tuum, Dómine, et omnes reges terrae glóriam tuam. V. Quóniam aedificávit Dóminus Sion, et vidébitur in majestáte sua.
Os povos, Senhor, temerão o vosso nome e os reis da terra a vossa glória. V. Porque o Senhor mandou edificar Sião para nela se revelar com toda a majestade do seu poder.


Aleluia - Dóminus regnávit, exsúltet - Sl. 96, I

Allelúia, allelúia. V. Dóminus regnávit, exsúltet terra: laeténtur ínsulae multae. Allelúia.
Aleluia, aleluia. O Senhor é Rei; exulte a terra de alegria e rejubile-se a multidão das ilhas. Aleluia.

Evangelho (Mateust 8, 1 - 13)
Sequentia Sancti Evangélii secundum Mattháeum

R. Glória tibi, Domine.

Naquele tempo: Tendo Jesus descido do monte, uma grande multidão o seguiu. E eis que, aproximando-se um leproso o adorava, dizendo: Senhor, se tu queres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero, sê purificado. E logo ficou purificado da sua lepra. E Jesus disse-lhe: Vê, não o digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faz a oferta que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho. E, tendo entrado em Carfarnaum, aproximou-se dele um Centurião, fazendo-lhe uma súplica, e dizendo: Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre cruelmente. E Jesus disse-lhe: Eu irei e o curarei. Mas o Centurião, respondendo, disse: Senhor, eu não sou digno que entreis na minha casa; dizei, porém, uma só palavra, e meu servo ficará curado. Pois também eu sou um homem sujeito a outro, tendo soldados às minhas ordens e digo a um: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faz isto, e ele o faz. E Jesus ouvindo isto, admirou-se, e disse para os que o seguiam: Em verdade vos digo, não achei fé tão grande em Israel. Digo-vos, porém, que virão muitos do Oriente e do Ocidente, e se sentarão com Abraão e Isaac e Jacó nos reinos dos Céus, enquanto que os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e seja-te feito conforme creste. E naquela mesma hora ficou curado o servo.
R. Laus tibi, Christe.

Offertórium - Déxtera Dómini - Sl. 107, 16-17

Déxtera Dómini fecit virtútem, déxtera Dómini exaltávit me: non móriar, sed vivam, et narrabo ópera Dómini.
A destra do Senhor fez proezas, a destra do Senhor me exaltou. Não morrei, mas viverei e narrarei as obras do Senhor.

Secreta

Haec hóstia, Dómine, quáesumus, emúndet nostra delícta: et, ad sacrifícium celebrándum, subditórum tibi córpora mentésque sanctíficet. Per Dóminum nostrum.
Fazei, Senhor, que esta oblação nos lave dos nossos pecados, e nos santifique a alma e o corpo para celebrarmos este sacrifício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

R. - Amém

Prefácio

Vere dignum et justum est, æquum et salutáre, nos tibi semper et ubíque grátias ágere: Dómine sancte, Pater omnípotens, ætérne Deus: Qui cum unigénito Fílio tuo et Spíritu Sancto unus es Deus, unus es Dóminus: non in unius singularitáte persónæ, sed in uníus Trinitáte substántiæ. Quod enim de tua glória, revelánte te, crédimus, hoc de Fílio tuo, hoc de Spíritu Sancto sine differéntia discretiónis sentímus. Ut in confessióne veræ sempiternǽque Deitátis, et in persónis propríetas, et in esséntia únitas, et in majestáte adorétur æquálitas. Quam laudant Angeli atque Archángeli, Chérubim quoque ac Séraphim: qui non cessant clamáre cotídie, una voce dicéntes:
É verdadeiramente digno e justo, racional e salutar, que nós sempre e em toda a parte Vos rendamos graças, Senhor Santo, Pai onipotente, Deus eterno. Que com o vosso unigênito Filho e o Espírito Santo, sois um só Deus, sois um só Senhor; não em unidade de uma só pessoa, mas na Trindade de uma só substância. Porquanto, o que de vossa glória, por vossa revelação, realmente cremos, sem diferença alguma, o mesmo do vosso Filho, o mesmo do Espírito Santo. Para que, na confissão da verdadeira e sempiterna Deidade, seja adorada a propriedade nas pessoas, a unidade na essência e a igualdade na Majestade. A Ela louvam os anjos e os Arcanjos, os Querubins e também os Serafins, que não cessam de cantar cada dia, dizendo a uma voz:


Communion - Mirabántur omnes - Lc 4,22

Mirabántur omnes de his, quae procedébant de ore Dei.
E admiravam-se todos das palavras que saiam da boca de Deus.

Postcommunio

Quos tantis, Dómine, largíris uti mystériis: quáseumus, ut efféctibus nos eórum veráciter aptáre dignéris. Per Dóminum nostrum. R. Amen.
Senhor, que nos enriquecestes com o privilégio de tamanhos mistérios, dai-nos a graça de recolher em verdade o fruto que encerram. Por Nosso Senhor. R. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário