domingo, 26 de dezembro de 2010

Mensagem do Padre Angelo Fornari

Mensagem do Padre Angelo Fornari



Convidado a deixar uma mensagem para os amigos que seguem este blog, o faço com muita satisfação.
Saúdo todos os que acompanham com simpatia a Missa tradicional, em latim, e o canto gregoriano, que da mesma dá a melhor interpretação.
Não que a liturgia renovada seja menos preciosa. Tem. Na verdade, aspectos notáveis de riqueza, de transparência e de capacidade evangelizadora. Aspectos que na igreja Latina a tornam “normal” e preferencial.
Frente, porém, do risco, sempre presente, de “traduzir” os ritos a medida dos nossos gostos e das nossas ambições, de “interpretá-los simplesmente para atrair o nosso povo, o rito latim nos ajuda a entender que a Missa não é nossa, è da Igreja. Não é uma celebração festiva qualquer, mas a celebração do “mistério”, da páscoa do Senhor. Entendendo melhor a língua não é que sempre sejamos ajudados a colocar-nos diante do grande dom e mistério da santa Missa com mais fé e devoção.
Entendo, por isso, e admiro os irmãos, que com adequada preparação participam ativamente do rito antigo e se sentem ajudados por esta forma de celebração.
Importante que, ao redor da mesma Mesa do Senhor, vivamos nossa comunhão profunda com o Cordeiro imolado e nossa fraternidade na única Igreja de Cristo.

Um comentário:

  1. Salve Maria!

    Deus recompense o Revmo. Padre Angelo por nos ter dado a graça de celebrar a Missa de Sempre durante esse tempo.
    Deus lhe dê a recompensa, e enquanto caminhamos na Igreja Militante pedimos a Intercessão da Virgem Santíssima em favor do Padre Angelo e de todos nós, para que diante das dificuldade - fato - de assistir a Santa Missa de Sempre, estejamos sempre unidos na Igreja, corpo místico do Cristo Senhor que nos garantiu: "et portæ inferi non prævalebunt adversus eam".

    Pax.

    ResponderExcluir